segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Privatizem a Petrossauro.

(Depois de um mês sem postagens...)

Hoje, dia 21, está ocorrendo o leilão dos campos do pré-sal. E não por acaso, uma legião de manifestantes (para variar, pff) está tentando impedir o evento, tratam-se de operários do petróleo como também aquele povo anti-capitalista. Mas o foco do post é outro.

A privatização é a melhor maneira para se gerir um empreendimento. Não só pela melhor eficiência do setor privado, como também por existir uma menor chance de um sujeito se corromper no poder de uma empresa privada.

O sistema privado apresenta eficiência muito maior em qualquer empreendimento. Isto é facilmente notável no caso da Petrobrás, da Telebrás, dos Correios, Detran e etc. A grande estatização dos meios de produção gera cadeira de emprego para qualquer um, e só podres no poder. A empresa estatal não trabalha com meritocracia, se muito, aplica uma prova que atua como concurso, sendo que esta prova é baseada no conteúdo de faculdade, que por si só é uma porcaria e não se usa quase nada na prática (mas fica pra outra hora essa crítica). O caso da Petrobrás ainda é mais fúnebre, vários cargos de confiança (leia, CEO, Superintendentes ) são destinados aos amigos do PT. Pode acontecer de existir um ou outro que faça seu trabalho com o mínimo de afinco; no entanto, a 'obrigação' da maioria dos "grandes líderes" da Petrossauro é gastar o dinheiro público.

Essa crítica pode parecer um pouco pesada, mas não é; é a realidade, e deve ser dita. Funcionários Públicos são os piores tipos de trabalhadores que existem neste país. Quer um exemplo? Um conhecido meu, mestrado e doutorado em economia, deu aula durante anos nos EUA, ao voltar para dar aula para cá, ficou abismado com a diferença de desejos dos alunos de lá com cá. Quase todos os alunos de sua sala diziam 'Quero ser funcionário público', ao passo que nos EUA ninguém desejava emprego estatal. Tem alguma coisa errada aí! Agora a conclusão é óbvia, eles querem estabilidade econômica. Nada contra, quem não iria querer? Mas o sistema é falho, pois além de não acontecer ascensão do funcionário, ou seja, sem meritocracia, os funcionários que são incompetentes recebem tratamento igual. Quem não sabe o quão difícil é um funcionário público ser mandado para rua? Voltamos então ao motivo de porque o socialismo falhou: Igualdade é algo que não existe, existem os bons e os ruins, e a premiação e a promoção é o grande instrumento que move os trabalhadores a serem os melhores. Fora que, ninguém deva saber porque a mídia aqui é uma porcaria; existia mercado capitalista na URSS, todo clandestino, quando caiu o muro, 'do nada' é claro, apareceram vários milionários.

Empresas estatais também são financiadas pelo Estado. Aqui recaem duas críticas. Primeiro, a empresa é financiada com dinheiro público; eu pergunto: Alguém assinou algum papel dizendo que o dinheiro do imposto pode ser aplicado em empresas estatais? Alguém concorda que deve-se pegar o seu suado dinheiro para criar empresas com rendimentos baixíssimos? Alguém acha bonito o dinheiro público ser utilizado para salvar empresas que estão falindo? (Idiotas concordaram em todas). Essa última pergunta leva a segunda crítica. As empresas estatais sabendo que podem ser financiadas pelo Estado, não correm riscos de falir. É aí que mora o grande problema. Não existe capitalismo sem riscos. É  o risco vivido pela empresa, são os acionistas e os donos da empresa preocupados todos os dias que cobram os diretores que por sua vez cobram os operários a ter produção de bens e serviços da melhor maneira possível. Se a empresa (estatal) sabe que não pode falir devido ao dinheiro que o Estado pode usar para socorrê-la, dificilmente haverá uma preocupação caso a empresa comece a perder patrimônio. Isso já é evidenciado pela Petrossauro.

Além de todo o sistema estatal apresentar problemas metodológicos, aqui no Brasil principalmente, há os 'ilustres' amigos do PT que entram nessas vagas de diretores executivos para extorquir dinheiro e piorar toda a produtividade das empresas.

Quando a presidente Dilma realizou privatizações nos aeroportos, muitos criticaram erroneamente, eu tenho minhas crítica devido ao modo que foi realizado, mas de fato, é muito melhor do que manter sob a gerência estatal. Que continuem as privatizações, que o Estado perca seu poder. Só assim o cidadão livre terá iniciativa para promover melhores produtos e serviços para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário