Após a introdução realizada no blog, fica aqui como prometido, qual é a
ideia de Liberdade.
Inicia-se com a definição formal do dicionário Priberam:
liberdade
(latim libertas, -atis)
(latim libertas, -atis)
s. f.
1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto
que esse direito não vá contra o direito de outrem.
2. Condição do homem ou da nação que goza de
liberdade.
3. Conjunto das ideias liberais ou dos
direitos garantidos ao cidadão.
Pela primeira e terceira definição, parece existir uma
contradição. A primeira afirma que podemos fazer o que quiser desde que não
causemos danos a terceiros, a terceira afirma que a liberdade, são os direitos
garantidos ao cidadão. Garantidos por? Ora, O Estado.
Mas as nações, entre si, apresentam leis diferentes para
cada área ou situação; no Brasil eu posso pregar o cristianismo nas ruas, em
alguns países árabes não. A primeira afirmação é completamente deturpada devido
à coerção estatal. Como um país pode permitir algo (por mais simples que seja),
e o seu vizinho não? Pois é exatamente assim que se baseia a terceira afirmação,
somos limitados em nossas ações, meros subordinados ao Estado. Então, tomando
como exemplo: o Estado garante que um órgão do mesmo pode entrar na casa
própria de um indivíduo e lhe expulsar só porque não pagou o IPTU. Ou seja, não
se pode viver no Brasil se não pagar para o Estado. Se você não quiser pagar,
pode morar na rua, que tal?
Por outro lado, temos a questão da liberdade irrestrita
desde que não causados danos a terceiros. Não temos dinheiro (poder) para
comprar um Camaro, logo não temos liberdade para usufruir deste veículo em
questão, a não ser que seja de terceiros, mas daí não seríamos os proprietários
e estaríamos submetidos às ordens e limitações do dono. Esta mesma ideia pode
ser aplicada em várias questões. Mostrarei duas, que na prática, a liberdade
irrestrita é ruim, doenças e potenciais ameaças: Bom, se a liberdade individual
é irrestrita, então alguém pode acumular lixo no seu quintal, se um segundo
viesse questionar que adquiriu uma doença contagiosa escutaria um: “Prove-me
que foi o meu lixo que causou sua doença. Você consegue saber da onde vieram
todas as bactérias que entraram no seu organismo?”. Já no segundo caso, tendo
em vista que teríamos liberdade para comprar o que quisermos, um sujeito
poderia comprar 30 morteiros, posicioná-los no seu jardim de frente para a casa
de um vizinho (que previamente é sabido que ele detesta) e simplesmente
afirmar: “Não estou causando danos à terceiros”. Ou porque não comprar uma
artilharia? Ou um B-29? Há outros pontos não citados onde aconteceriam
problemas de mesmo gênero com contradições como aborto, legislação privada,
presídios privados.
A liberdade total, ou anarcocapitalismo, mais conhecido como
anarquia de mercado, não só apresenta problemas em sua metodologia como também
é impraticável de ser aplicada no mundo globalista de hoje devido a inúmeras
disputas entre nações e pessoas influentes.
Deve-se afastar um pouco deste extremo.. O Estado apareceu segundo Thomas Hobbes em O Leviatã, para conter as ações agressivas do homem, ou “O homem é o lobo do homem”. Para John Locke, o Estado faz parte da natureza. Para manter a propriedade privada dos indivíduos (como a vida, liberdade, moradia), há necessidade de uma punição para os agentes que forem contra a propriedade de terceiros. As pessoas então seriam “governadas” com consentimento, uma união para lidar com os instrumentos que podem causar males para um determinado grupo de pessoas. Inclusive, a ideia de Locke, não afirma a concepção de coerção imposta pelo Estado de hoje.
Deve-se afastar um pouco deste extremo.. O Estado apareceu segundo Thomas Hobbes em O Leviatã, para conter as ações agressivas do homem, ou “O homem é o lobo do homem”. Para John Locke, o Estado faz parte da natureza. Para manter a propriedade privada dos indivíduos (como a vida, liberdade, moradia), há necessidade de uma punição para os agentes que forem contra a propriedade de terceiros. As pessoas então seriam “governadas” com consentimento, uma união para lidar com os instrumentos que podem causar males para um determinado grupo de pessoas. Inclusive, a ideia de Locke, não afirma a concepção de coerção imposta pelo Estado de hoje.
Hoje, com o movimento revolucionário no mundo, e as nações
se tornando cada vez mais coletivistas, intervencionistas e fascistas, é
inviável o ideal de alguns anarquistas de mercado que a liberdade econômica e os
direitos humanos podem ser a solução no cenário atual por si só.Os
intelectuais revolucionários tem um poder de controle das ideias da população
cada vez maior, desmoralizando todo o ideal anti comunista.
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